#29 Ainda sobre dinheiros

[Esta reunião poderia ter sido um email]

✌[hello mixtaper]

Continuando o tema “grana” da Mixtape passada, hoje trago as últimas notícias envolvendo dinheiros. Spoiler: criptomoedas ficaram de fora desta edição.

Nina Silva do Movimento Black Money escreveu para a Exame sobre como o Black Money é um “grito de guerra”, a emancipação por meio de ferramentas digitais. Um plano de poder com base em capital em nossa sociedade que é historicamente desigual.

WhatsApp Pay chegou ao Brasil, é uma nova maneira de transferir dinheiro, disponível para todos os usuários do WhatsApp. O serviço foi aprovado pelo Banco Central em 30 de março para transações que envolvam cartões Visa e Mastercard.

Mas não será fácil competir com o Pix. Até agora, mais de 70% dos bancarizados no país já enviam ou recebem pix, tornando-o um sucesso em pouco tempo. Acho um nome tão simpático, aliás…

O Banco Central abriu consulta pública de novos serviços que poderão ser feitos com a funcionalidade. Até 9 de junho, é possível dar sugestões de como a instituição pode aprimorar o Pix Saque (mandar dinheiros para a conta de uma loja e retirar o valor em dinheiro) e o Pix Troco (pagar a mais por um serviço ou produto e receber a diferença em espécie).

Isso será uma baita de uma ajuda em cidades menores e sem agências bancárias, as lojas poderão ter dinheiro em espécie na economia. Vamos observar os próximos movimentos do Pix.

Faz tempo que crianças e pré-adolescentes não tem mais um porquinho para guardar moedas, hoje eles tem sua própria conta bancária em fintechs feitas para eles. O NeagleBank foi criado por dois youtubers. Tem também o Z1, com a estratégia de construir comunidade com os usuários, criar conteúdos com influenciadores e captar clientes através do TikTok, onde é a principal fonte de captação de clientes.

Vamos para as outras seções da Mixtape Newsletter:

👍 [um perfil]

“Esta reunião poderia ter sido um email”

Para não passar mais por isso, este site maravilhouser criou um quizz para determinar se a reunião a ser agendada precisa mesmo acontecer - ou pode ser um email.

🙌 [uma comunidade]

Uma manchete do UOL me chamou a atenção: É possível desaprender a socializar depois de um ano em quarentena? Para quem tem o privilégio de estar fazendo distanciamento social, passamos pelo segundo ano de isolamento. Será que não saberemos mais como nos comportar em comunidade presencial?

📱[ver, ouvir, ler]

O álbum What's Going On, de Marvin Gaye, completa 50 anos e ficou no centro de uma polêmica por ser escolhido como o melhor de todos os tempos pela revista Rolling Stone dos Estados Unidos em uma lista feita em 2020. Acontece que a lista de 2003 trazia Beatles em primeiro lugar. E vocês podem imaginar como os beatlesmaníacos ficaram!

🃏 [sobre_humano]

Hoje eu recomendo o documentário do Walter Mercado, na Netflix. A história do astrólogo, tarólogo, apresentador e artista é surpreendente. Por trás de todo o glamour, é possível conhecer de perto o humano.

😅 [eu ri]

Tem gente que vende bracinhos de brinquedo para galinhas. Tem quem compre. Sem julgamentos, é realmente engraçado. Talvez eu tenha visto capacetes para galinhas também.

🦊 [rapidinhas]

  • Descoberto esquema gigantesco de reviews falsos na Amazon - VEJA AQUI

  • "Há momentos históricos em que a única maneira de não afundar no abismo do desespero é deixar de lado pequenos ou grandes rancores em busca da reunificação de um país”escreve o colunista Juan Arias.

Beijos de lux, até o próximo domingo!

Gostou do que leu? Então divulgue em suas redes, chame mais pessoas para conhecer a Mixtape e me ajude a crescer organicamente!